RECOLHA DE TESTEMUNHOS AUDIOVISUAIS

A associação "Memoire Vive / Memória Viva" tem por objectivo recolher e transmitir a memória da imigração portuguesa num espírito de intercâmbio e de abertura.

 

A associação Memória / Memória Viva começou uma campanha de recolha de entrevistas audiovisuais com testemunhos da imigração portuguesa, recolha que será publicada no site da associação.

 

Aceda ao site de Mémoire Vive/Memória Viva

 

Isto é um apelo à contribuição de cada um para que se filme, seja no bairro, no seio da família, numa associação, local de trabalho ou empresa. Isto, com a finalidade de se construir uma memória, horizontal, transversal e transgeracional da imigração portuguesa.

 

 

 

 

 

 

 

O SALTO

O filme "O Salto", dirigido por Christian de Chalonge em 1967 é um dos primeiros filmes sobre a imigração em França. É também a primeira vez que os imigrantes portugueses são os heróis de um filme.

 

Projecto "O SALTO"

 

 

Não existe, por enquanto, uma cópia em DVD, por isso a associação Memoire Vive / Memória Viva comprometeu-se a construir um projeto em torno do filme no intuito de tentar defender a protecção e a conservação das cópias existentes, bem como a divulgação do filme em DVD e nos cinemas. Por outro lado, começou uma campanha de recolha de arquivo para o filme, com entrevistas que podem ser visionadas aqui.

Christian de Chalonge

sobre o filme "O Salto" (Le Saut)

  • White Vimeo Icon
  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon